segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Confronto Mental


É ver um, dois, três... sete... treze... vinte a entrarmos na Sala.

Frequentamos aquele espaço, pelo menos, três vezes por semana.
O espaço em questão é conhecido por "Sala de Armas" e o desporto de que se trata Esgrima.
Desporto de Confronto Directo em que para vencer é necessária a perda do adversário.

Mas... Na verdade, a Esgrima é muito mais que um simples Confronto de Espada em punho.
É uma questão de Resistência, no que toca ao tempo seguido que se está em pista e de Rapidez a nível mental e de movimentos.

À medida que vamos entrando vamos, também, pondo a conversa em dia. É de notar o Companheirismo, a Cumplicidade e a Amizade entre muitos.

Começamos a jogar uns com os outros e a "tensão" vai aumentando durante os jogos. É complicado... A Vitória de um implica sempre a Derrota de outro, em treino, principalmente, esse outro pode ser um Amigo. Todavia, a Derrota não pode desmoralizar nenhum, por mais toques que se leve na máscara e no pé (são os piores na minha opinião). Precisamos uns dos outros para treinar. É necessário que mesmo o Vencido evolua para que o Vencedor possa continuar a encontrar nele alguém que esteja à sua altura e assim o ajude a preparar-se bem para as competições.
A vida tem de ser toda deixada nos balneários, de pouco me serve estar ali fisicamente se não estiver psicologicamente abstraindo-me de tudo o que se passa para além daquelas 4 paredes. Quando isso não acontece: Desconcentração, Descoordenação e Deslocamento Mental.

Mais que uma Luta de Espadinhas é uma Luta Mental para se estar ali a 100%.


P.S. EQUIPA!
P.S.2. Pára em sexta!

Sem comentários: