terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Portugal VS España: Um Misto!

E tudo se deve a uma questão de identidade... Todos nós temos uma certo?! Todos nós nos identificamos com o país a que pertencemos, ou pelo menos assim deveria ser... Julgo eu...

Mais Raro e Estranho é quando vivemos entre Dois Países, Duas Línguas, Duas Culturas, Duas Sociedades e Dois "Mundos" Diferentes.

Como eu percebo esses raros e estranhos sentimentos...

Mãe e Pai Portugueses.
Mãe com familia Española e Pai com familia Portuguesa. No entanto, o Pai é quem fala Castellano cá em casa e a Mãe Português. (Confuso, não?!)
São entre Dois a Três Meses por Ano passados em Espanha sendo que Um dos quais, pelo Menos, é seguido. Nasci em Lisboa/Portugal, todavia cresci entre LISBOA/Portugal e SEVILLA, Alicante, Madrid, Canárias, Barcelona/España.

Amo Lisboa MAS também Amo Sevilla.
São os Santos Populares aqui... É a Semana Santa e a Feria de Abril ali.
É a Graça por cá e o Parque María Luísa por lá.

Por estes lados, sinto-me Española mas basta porem-me a ouvir um Fadinho para me sentir Portuguesa. (Aiiii bela música essa que me faz estremecer!)

No país aqui ao lado... aí sim sinto-me Portuguesa mas também mudo logo de para a versão Española ao ouvir umas Sevillanas.

Será isto uma necessidade de ser algo em concreto?

Sim, devo confessar que tenho essa necessidade quando penso em auto-caracterizar-me...

No entanto, também admito, gostar desta sensação de não ser daqui nem dali... E se me sinto assim é bom sinal, julgo eu. Gosto de pensar que é por aproveitar a 100% a possibilidade de viver entre estes dois países que ainda que ocupem a mesma Peninsula são TÃO Diferentes.


P.S. Não sinto que o texto esteja como gostaria... Nem gosto, confesso... Mas já estava publicado... Talvez ainda o modifique... Um dia!

1 comentário:

João disse...

tao diferentes culturas contidas num espaço relativamente pequeno, tao diferentes povos que tanto e tao pouco partilham, nesta tao unidamente desunida peninsula ibérica, dois belissimos paises, que poderiam/deviam partilhar mais consagrando uma uniao que fora sagradamente formada por Deus(ou natureza)...

gosto do que escreves!